terça-feira, 8 de outubro de 2013

Apresentando o Prof. Graeme Trousdale (Universidade de Edinburgh)



Graeme Trousdale é professor de Língua Inglesa no Departamento de Linguística e Língua Inglesa da Universidade de Edimburgo, Reino Unido. Bacharel em Língua Inglesa e Literatura pela Universidade de Manchester (Reino Unido), foi aluno de pós-graduação em Edimburgo, completando seu Doutorado em 2000, com a tese Variation and (socio)linguistic theory: a case study of Tyneside English. Atuou ainda como professor convidado de Sociolinguística na Universidade de Glasgow (Reino Unido), na Universidade de Nápoles (Itália) e na Universidade de Hyderabad (Índia).
Atualmente, se preocupa com estudos dos fenômenos de gramaticalização e lexicalização, como parte de um interesse maior pelos estudos históricos de língua inglesa. Como ele mesmo define, “meu trabalho representa uma interseção dos estudos de gramaticalização com Gramáticas de Construções de vários tipos”.  Além disso, tem interesse em variedades não-padrão do inglês, tanto do passado como do presente, e Linguística educacional, atuando como membro da Associação de Linguística do Comitê Educacional do Reino Unido, secretário do Comitê de Linguística em Educação.
Na Escócia, tem assento no Comitê de Consciência Linguística nas escolas escocesas. É, ainda, membro da Associação de Estudos literários da Escócia. Já orientou teses de doutorado e dissertações de mestrado e sua mais nova publicação como organizador é The Oxford Handbook of Construction Grammar (fevereiro de 2013), em parceria com Thomas Hoffmann.


Dentre suas publicações, citamos o livro Gradience, gradualness and grammaticalization, coeditado por Elizabeth Closs Traugott em 2010; diversos artigos acerca da construcionalização e o livro a ser publicado ainda este ano, de coautoria também de Elizabeth C. Traugott, Constructionalization and Constructional Changes.

 Mais informações: http://www.lel.ed.ac.uk/aboutus/people/graeme/

Inscrições aqui

Nenhum comentário: